Discursos

Discurso do Sereníssimo Grão-Mestre na cerimônica de 40 anos do GOAL, em 20 de novembro de 2021 - Marinas Maceió Hotel


Excelentíssimo Senhor Presidente da Confederação Maçônica do Brasil e Sereníssimo Grão-Mestre do Grande Oriente de Minas Gerais Vanderlei Geraldo de Assis.

Sereníssimos Grão-Mestres do GOB-AL e GLOMEAL.

Sereníssimo Grão-Mestre do GOM-DF e Presidente da AMCLA, meu querido irmão Antônio do Carmo Ferreira.

Senhoras e Senhores presentes, boa noite.


Inicialmente, quero expressar minha alegria em partilhar deste momento tão grandioso. Até imaginei que não conseguiríamos realizá-lo, dadas as imensas dificuldades e limitações pelas quais passamos. Queria eu que a completa reforma de nossa sede estadual tivesse sido concluída a tempo para receber essa festividade. Mas, sem dúvidas, muito em breve nossa sede estadual no Vergel estará pronta para realizarmos grandes momentos, grandes obras e grandes contribuições para a maçonaria universal.


Assim sendo, imaginem a dificuldade de realizarmos, no mesmo ano, uma grande reforma, reerguimento de várias atividades maçônicas e sem esquecer das festividades dos 40 anos do Grande Oriente de Alagoas! Com todas as dificuldades, oferecemos esse evento para todos vocês, pois ele é cheio de significado e de carinho. Deixo aqui meu agradecimento a todos os envolvidos na organização, doação financeira e dedicação de tempo.


Há outro motivo especial em nos esforçamos e não deixar essa data passar em branco. É impossível falar dos 40 anos do Grande Oriente de Alagoas sem falar numa figura importantíssima para a Maçonaria. Trata-se do saudoso irmão José Bezerra Neto, jornalista, escritor e grande humanista. E acima de tudo, MAÇOM. Sei bem que ele não permitiria passar essa data de 15 de novembro de 2021 sem que houvesse as devidas homenagens. A maçonaria é feita de ritos. E ritos de passagem são fundamentais.


Como fundador, Bezerra Neto contribuiu a difundir os ensinamentos maçônicos e formou diversos homens para a prática do bem. Por acaso, hoje é dia da Consciência Negra e bem me recordo que Bezerra Neto foi um grande defensor e estudioso da temática negra, tendo livros escritos, inclusive. É auspicioso que realizamos esse evento neste dia que simboliza muitas lutas e desafios à toda sociedade. Particularmente, acredito que nada é por acaso.


Sem delongas, agradeço ao Grande Arquiteto do Universo por permitir estar aqui, representando o Grande Oriente de Alagoas e todos os irmãos que o integram. Agradeço a presença de todos e aproveitem a noite de hoje.